Uma avaliação do capital social dos alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.2.04Resumo
O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990. Apesar disso, a mensuração do capital social ainda enfrenta algumas dificuldades, por necessitar de uma combinação de medidas estatísticas para encontrar resultados fidedignos com a realidade da comunidade analisada. Esse estudo tem como objetivo avaliar o nível de capital social de estudantes universitários em três municípios do Extremo Oeste Catarinense: Maravilha, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Macke (2006), Macke et al. (2010) e o modelo desenvolvido por Onyx e Bullen (2000). Foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, análise fatorial, análise de regressão e análise de variância, com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Science). Os resultados apontam as variáveis relacionadas à “Participação na comunidade” como sendo os menores níveis de capital, enquanto as variáveis relacionadas ao “Sentimento de segurança” e aos “Vínculos de trabalho” obtiveram os melhores desempenhos. A análise das descobertas da pesquisa leva em conta os aspectos socioculturais da região em estudo e procura, assim, construir relações que estejam alinhadas com as especificidades e com as forças endógenas do local.
Palavras-chave: capital social, comunidade, survey, desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.