Uma avaliação do capital social dos alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Autores

  • Alyne Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Maravilha, Unidade de Mondaí.
  • Janaina Macke Universidade de Caxias do Sul
  • Adriana Locatelli Bertolini Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.2.04

Resumo

O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990. Apesar disso, a mensuração do capital social ainda enfrenta algumas dificuldades, por necessitar de uma combinação de medidas estatísticas para encontrar resultados fidedignos com a realidade da comunidade analisada. Esse estudo tem como objetivo avaliar o nível de capital social de estudantes universitários em três municípios do Extremo Oeste Catarinense: Maravilha, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Macke (2006), Macke et al. (2010) e o modelo desenvolvido por Onyx e Bullen (2000). Foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, análise fatorial, análise de regressão e análise de variância, com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Science). Os resultados apontam as variáveis relacionadas à “Participação na comunidade” como sendo os menores níveis de capital, enquanto as variáveis relacionadas ao “Sentimento de segurança” e aos “Vínculos de trabalho” obtiveram os melhores desempenhos. A análise das descobertas da pesquisa leva em conta os aspectos socioculturais da região em estudo e procura, assim, construir relações que estejam alinhadas com as especificidades e com as forças endógenas do local.

Palavras-chave: capital social, comunidade, survey, desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Alyne Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Maravilha, Unidade de Mondaí.

Mestre em Administração.

Coordenadora do Curso de Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Maravilha, Pinhalzinho e Unidade de Mondaí.

Janaina Macke, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Adriana Locatelli Bertolini, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Mestrado em Administração.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Artigos