Associativismo e desenho institucional no Orçamento Participativo da região metropolitana do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.2.03Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre o Orçamento Participativo em três municípios da região metropolitana do Espírito Santo – Vitória, Serra e Cariacica. Busca examinar o comportamento político dos representantes do Orçamento Participativo, a partir de duas dimensões: (i) o associativismo dos atores; (ii) a percepção de autoridade e influência no processo decisório. O estudo confirma a importância das variáveis associativismo e desenho institucional para a compreensão da participação nos arranjos institucionalizados. Esta análise demonstra que o associativismo dos atores favorece sua propensão a participar dos canais institucionalizados, ao passo que a percepção de autoridade desses representantes se correlaciona ao desenho institucional do arranjo participativo.
Palavras-chave: Orçamento Participativo, processo decisório, associativismo, desenho institucional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.