A conformação dos grupos de pesquisa em biotecnologia da cana de açúcar na região norte-fluminense: a perspectiva do “novo sistemismo”
Resumo
Através da Teoria dos Sistemas Sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, discutimos os subsistemas científico e tecnológico; econômico; político e jurídico na geração da biotecnologia da cana-de-açúcar na região norte-fluminense, com ênfase a Campos dos Goytacazes, onde se encontram os grupos de pesquisa, respectivamente, sediados na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No estudo de caso, nas análises de projetos e documentos e nas entrevistas realizadas, verificamos os processos de interação entre sistemas funcionais diferenciados acontecendo no cotidiano da prática científica assim como, em função da estrutura de expectativa dos grupos, as distintas formas de assimilação e reação às informações do ambiente. Nos resultados, enfatizamos o quanto a produção local de biotecnologia moderna necessita de políticas públicas direcionadas para se efetuar. Confirmamos, assim, a tendência de que o processo de geração de tecnologia em países periféricos funciona graças a um acoplamento estrutural entre Estado, ciência e economia, ao passo que, em países centrais, este processo se dê independentemente do protagonismo do primeiro.
Palavras-chave: ciência e tecnologia, teoria dos sistemas, Niklas Luhmann, biotecnologia, cana de açúcar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.