Terrorismo extremo e os tensionamentos nas democracias
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo interpretar de que forma o terrorismo extremo tensiona de maneira singular as instituições democráticas. Quais as peculiaridades do novo terrorismo extremo e quais suas relações com a construção das grandes cidades? Como podemos relacionar os conflitos que surgem no seio das grandes cidades a partir de atentados terroristas e os problemas enfrentados pelas democracias ocidentais? Propomos aqui uma maneira alternativa de pensarmos os conflitos gerados pelos atentados terroristas num mundo globalizado; uma maneira que questiona a teoria do choque de civilizações.
Palavras-chave: terrorismo, liberdade, segurança, democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.