Breves contribuições da crítica pós-moderna para a análise dos movimentos sociais
Resumo
O presente texto pretende realizar uma aproximação teórica e analítica da denominada crítica pós-moderna com a teoria dos movimentos sociais. Numa primeira instância, o objetivo é apresentar os princípios fundamentais da crítica pós-moderna constatados na teoria social. Logo, o interesse está na elaboração de uma espécie de desenho do quadro de análise que conduziria, posteriormente, a que tal crítica se estabelecesse na interface com a teoria dos movimentos sociais. Finalmente, se oferece uma contribuição para o esclarecimento daqueles princípios metodológicos e analíticos, além de um marco teórico e de temáticas concretas, de uma teoria dos movimentos sociais que não pode negligenciar o sentido e o significado da crítica pós-moderna na atualidade.
Palavras-chave: teoria social, critica pós-moderna, movimentos sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.