Jogos eletrônicos e cultura mediada por computadores: paradoxos culturais e organizacionais advindos das inovações em tecnologias de informação
Resumo
As tecnologias de informação e a microeletrônica, por meio dos computadores pessoais, Internet, e-mail, entre outras ferramentas, estão inegavelmente criando mudanças na dinâmica das relações sociais, modificando, por conseqüência, elementos culturais da sociedade contemporânea. Na contramão destas inovações tecnológicas convivemos, ainda, com um antigo fato da nossa civilização que não cessa de se reproduzir: a guerra. Este trabalho apresenta uma situação em que estes dois conjuntos de eventos históricos se encontram. Por meio de um estudo de caso da comunidade formada de brasileiros chamada Brazilian Power, pessoas que se uniram para jogar America’s Army, jogo eletrônico criado pelo exército dos Estados Unidos, este artigo tem como objetivo analisar e compreender a cultura organizacional da referida organização e desvendar alguns paradoxos culturais advindos das novas tecnologias de informação.
Palavras-chave: cultura organizacional, cibercultura, comunicação mediada por computadores, jogos eletrônicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.