A questão do trabalho: análise conceitual de uma variável fundamental na reprodução social
Resumo
Trata-se de analisar a importância do trabalho enquanto uma variável fundamental à reprodução social, processo esse que envolve a produção e consumo de bens e serviços e que, sob relações de produção capitalistas, adquire características especiais nos países que melhor resolveram suas contradições e antagonismos. A compreensão do trabalho como uma condição inerente ao homem sofreu transformações ao longo da história, e hoje, sob uma divisão internacional do trabalho, adquiriu novos contornos quanto a sua exploração, especialização e diversificação. Mas, mostrou-se que características novas e velhas mesclam-se no atual cenário do trabalho, como a exploração e o trabalho escravo e a que valoriza o trabalhador, e que o mundo do trabalho é crucial na manutenção e reprodução social.
Palavras-chave: trabalho, reprodução social, divisão do trabalho, trabalho e saúde; desemprego.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.