O catador de resíduos sólidos recicláveis e a desigualdade social
Resumo
Este artigo discute a exclusão/inclusão ou a inclusão desigual do catador de resíduos sólidos recicláveis na sociedade atual, a partir de pesquisa junto ao lixão a céu aberto em Içara/SC. Procura-se indagar também a respeito da invisibilidade do catador de resíduos recicláveis junto à sociedade, mesmo admitindo-se, a importância de seu trabalho para a limpeza urbana, bem como a legitimação que estes trabalhadores empreendem aos valores da sociedade moderna à medida que enfrentam barreiras significativas para se integrarem a sociedade pelo trabalho. A produção de resíduos sólidos urbanos em níveis nunca vistos é discutida, por ser o objeto de trabalho do catador, e também por se constituir em contradição na modernidade, já que se apresenta como problema sócio-ambiental grave que carece de soluções em curto prazo.
Palavras-chave: exclusão/inclusão, catador, resíduos sólidos, reciclagem, lixão a céu aberto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.