Tempos modernos?
Resumo
Este trabalho visa discutir questões relacionadas ao Serviço Social a partir da análise das transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade. Atualmente vivemos um novo ciclo econômico e o surgimento de uma nova questão social resultante de um novo modo de produção que tem produzido no mundo contemporâneo diferentes formas no padrão de acumulação. Com todas estas transformações ocorreu a redução do papel do Estado, o que provocou a instalação e o crescimento da instabilidade e fragilidade na vida do trabalhador brasileiro. Paradoxalmente, em lugar de garantia na agenda governamental de mecanismos de implementação de política de pleno emprego e políticas sociais universais, ocorreu a supremacia de políticas residuais, casuais, seletivas ou focalizadas na pobreza extrema, como forma de amenizar os impactos resultantes da política neoliberal. Na realidade com o advento de tantas mudanças ocorridas nas relações de trabalho no mundo, o assistente social vem se deparando com novas estratégias de intervenção que exigem mais qualificações do profissional e maior intimidade com as novas formas de gerenciamento, não restringindo sua prática somente aos escassos benefícios assistenciais. Exige uma indissolúvel articulação entre profissão, conhecimento e realidade, o que atribui especial destaque às atividades investigativas como dimensão constitutiva da ação profissional.
Palavras-chave: serviço social, neoliberalismo, política social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.