Práticas Sociais Religiosas: um estudo sociológico pontual
Resumo
O artigo, além de proporcionar importante incursão na discussão do conceito de Práticas Sociais Religiosas (PSR), reproduz uma síntese dos principais resultados de uma pesquisa3 realizada, pelos autores, sobre essas práticas em alguns municípios do Vale do Rio dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. A pesquisa está elaborada em uma tríplice abordagem das PSR, contemplando as perspectivas da produção da sociedade como um todo, dos campos de atividade e da dinâmica pessoal dos sujeitos e sua identidade. Além do registro dos resultados principais da pesquisa, o artigo consegue pontuar importantes hipóteses e sugestões para estudos envolvendo processos institucionais, ideológicos, políticos e subjetivos.
Palavras-chave: práticas sociais religiosas, religiões, assistência social, Vale do Rio dos Sinos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.