Observations on features of a research interview
Resumo
Este artigo examina algumas das características constitutivas de entrevistas e da apresentação de “achados” a partir de entrevistas. Um conjunto de entrevistas abertas foram conduzidas após o ataque a bomba no centro de Manchester com residentes da área, pessoas que trabalhavam no centro da cidade e membros dos serviços de emergência que se fizeram presentes no local. Independentemente do tema “substantivo” das perguntas, um enfoque naturalista das estruturas de discurso dentro dessas entrevistas disponibiliza fenômenos lingüísticos colaborativos produzidos pelo entrevistador e pelo entrevistado. Essas práticas rotineiras incluíam a projeção do discurso para um interlocutor específico, o uso de referentes ou expressões de indexação, a distribuição em categorias de membros e a narração de histórias. Como análise de um único caso, uma seqüência de conversação tomada de uma entrevista é usada para salientar a especificidade dessas características ordinárias.
Palavras-chave: sinais de reconhecimento, ataque à bomba em Manchester, Análise de Categorização de Membros, assunção, projeto de receptores, histórias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.