A herança estruturalista de Durkheim nas ciências sociais
Resumo
Explica a assimilação de aspectos do estruturalismo de Durkheim por Bourdieu e Lévi- Strauss. Para Durkheim, as categorias fundamentais do pensamento seriam socialmente construídas, em função da superioridade ontológica do coletivo. Estas categorias teriam a estrutura de pares opostos. Bourdieu admite que este padrão está tanto na base da construção do espaço social quanto do habitus, mesmo nas sociedades contemporâneas. E Lévi-Strauss, ainda que divirja de Durkheim nos problemas e nas hipóteses, está de acordo com ele quanto aos pressupostos do estruturalismo. Chega a conceder que a estrutura totêmica, de pares opostos, seja um padrão universal.
Palavras-chave: Durkheim, estruturalismo, categoria, totemismo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.