A ambivalência da ciência em Zygmunt Bauman
Resumo
Com este trabalho se pretende destacar a presença do fenômeno da ambivalência no conceito de ciência apresentado por Bauman. Por isso, procede-se a uma exposição do papel da ciência na modernização e de seu fracasso como instrumento para derrotar a ambivalência. A exposição é acompanhada por um comentário final onde se salienta o valor das teses de Bauman de uma perspectiva mais epistemológica que aquela, sabidamente sociológica, assumida pelo autor.
Palavras-chave: Bauman, ambivalência, ciência moderna, crítica pós-moderna.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.