Aprendizado político em territórios de exclusão, conflito e organização popular (notas de pesquisa)
Resumo
Este trabalho discute algumas interfaces entre as abordagens ao aprendizado político e sua referência a situações de exclusão social, conflito e organização popular. A primeira parte examina a abordagem ao estudo do aprendizado político entre as elites; a segunda parte considera as abordagens à pesquisa da cultura política de massas; e a terceira esboça uma abordagem alternativa derivada da teoria da “ação comunicativa” de Jürgen Habermas. No decorrer do trabalho, essas abordagens são referidas ao estudo de um território de exclusão, conflito e organização popular (um grupo de favelas no centro de Florianópolis, Santa Catarina). Finalmente, esboçam-se alguns procedimentos para atingir uma compreensão mais geral do aprendizado político.
Palavras-chave: aprendizado político, elites, cultura política, exclusão social, conflito, organização popular.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.