Contributos (antropo)metodológicos para um projecto social de cidade
Resumo
A importância das dimensões socioculturais do espaço urbano é um dado assente em muitas das actuais concepções/modos de pensar as intervenções e os processos de gestão/manutenção urbana. Mas, quando se passa da intenção à prática, o carácter substancial destas dimensões nem sempre é referido ou (inter)accionado na sua devida medida, comprometendo a concretização de objectivos. Algumas deficiências detectadas são de carácter metodológico e se reportam ao processo de concepção das propostas de trabalho, destacando-se três dificuldades: enfatização dos problemas e minimização das potencialidades dos contextos; necessidade de tornar mais operativos/instrumentais os diagnósticos socioculturais; contratempos suscitados na construção de um trabalho inter/multidisciplinar e multidimensional. Numa tentativa de contributo para ultrapassar essas dificuldades, enfatiza-se a importância de duas noções: projecto, entendido como estratégia de invenção/criação de uma nova ordem socioespacial, como expressão cultural, fenomenológica e pragmática; diagnóstico, concebido num sentido interactivo, dinâmico, flexível e com capacidade de articulação disciplinar/dimensional. Por fim, defende-se a pertinência em investir-se numa cultura do projecto.
Palavras-chave: projecto social, metodologia, diagnóstico, interactividade e multidimensionalidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.