Conselhos Municipais de Assistência Social e controle social
Resumo
O artigo discute os resultados de pesquisa realizada através do estudo de caso dos conselhos municipais de assistência social nos municípios de São Leopoldo e Santo Antônio da Patrulha. Esses municípios compuseram a amostra de pesquisa nacional “Conselhos municipais de Assistência Social e Ampliação da Cidadania”, coordenada pela UCPEL – Universidade Católica de Pelotas e pela Cáritas Brasileira. As autoras focam a discussão nas formas de controle social realizada nesses municípios identificando, a partir da análise de atas e questionários, a existência de diferentes tipos de controle social por parte dos conselhos. Constatam, ainda, em relação às ações de controle social, as diferenças de porte dos municípios não é substantiva. Os resultados de pesquisa analisados, em relação a outros estudos, indicam a necessidade da retomada da teoria.
Palavras-chave: conselhos municipais, controle social, participação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.