Participação e cultura política no orçamento participativo
Resumo
Trata da participação social na elaboração do orçamento público nos municípios de Vitória e Serra/ES, no período de 1989 a 2003, e sua relação com a cultura política local. Analisa se e em que medida a relação que se estabelece entre práticas participativas e cultura política local produz permanências ou mudanças na estrutura associativa e na trajetória política de atores societais. Em outras palavras, trata da compreensão da inter-relação que se configura entre participação e cultura política no quadro de uma dada composição de estrutura associativa local e, ainda, quais os efeitos dessa inter-relação sobre os resultados democratizantes do OP e sobre a própria estrutura de associação dos atores locais.
Palavras-chave: orçamento participativo, cultura política, Vitória, Serra.Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.