Os sentidos e desafios da participação
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar algumas dificuldades e desafios das experiências participativas no Brasil – notadamente dos Conselhos Gestores e de Orçamentos Participativos – em se constituírem enquanto experiências de democracia deliberativa. Tendo em vista o uso e o apelo generalizado à idéia de participação nos últimos anos, pretende-se aqui apresentar os diferentes sentidos da participação política, entendida enquanto processo de participação nos espaços decisórios das políticas públicas. Este apelo generalizado à participação parece esconder diferenças cruciais acerca dos sentidos da democracia. À luz do referencial teórico da democracia deliberativa, e ancorada em vários estudos que vêm se debruçando sobre as experiências empíricas, apresentam-se aqui alguns problemas, limites e desafios dessas experiências participativas.
Palavras-chave: participação, democracia deliberativa, conselhos gestores, orçamento participativo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.