A teoria da hegemonia de Ernesto Laclau e a análise política brasileira
Resumo
O presente trabalho apresenta dois objetivos centrais. Por um lado, visa apresentar o desenvolvimento mais recente da noção de hegemonia no pensamento político de Ernesto Laclau. Por outro lado, objetiva demonstrar seu potencial heurístico para a análise de política, sobretudo no âmbito da política brasileira. Nesse sentido, no final do artigo, apresentaremos as potencialidades explicativas da noção de hegemonia em dois momentos políticos da história recente brasileira: o movimento das “diretas já” (1984) e a eleição e posterior comoção nacional em torno da morte de Tancredo Neves (1985).
Palavras-chave: hegemonia, teoria do discurso, política brasileira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.