Leituras de Weber e do Brasil: da política à religião, do atraso à modernidade
Resumo
No âmbito da sociologia brasileira, predominaram, historicamente, duas leituras da obra de Weber, com diferentes repercussões sobre o diagnóstico da consolidação da modernidade no Brasil. A primeira, privilegiando a sociologia política weberiana e sua sociologia da dominação, tem como seus autores centrais Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. A segunda, mais recente, privilegia a sociologia histórico-comparada das religiões weberiana e, entre outros, possui entre seus representantes autores como Jessé Souza e Antonio Flávio Pierucci. O artigo retrata estas diferentes leituras de Weber e destaca como, a partir delas, desenham-se diferentes leituras da realidade brasileira.
Palavras-chave: Weber, modernidade, religião, política, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.