Saber local e saber pretensamente universal, no contexto da globalização
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.v43i2.5657Resumo
O grande desafio imposto à educação pela globalização enquanto processo de dominação cultural nos obriga a refletir sobre que tipos de educação necessitamos em função de cada contexto local. Entendemos a educação como um processo cultural de transmissão de visões de mundo, sistemas de valores e conhecimentos. Na medida que não respeita a biodiversidade nem a diversidade cultural, a globalização perverte as referências reais e simbólicas dos contextos locais. O desafio atual que a educação deve assumir frente a essa imposição é o de construir, entre outras coisas, com numa reflexão intercultural, um tipo de educação que valorize e respeite a biodiversidade e a diversidade cultural, na perspectiva de imaginar um projeto de sociedade viável. A educação tem de promover um sistema de valores e respeitar cada contexto ecológico e histórico. Ela deverá valorizar as culturas, as línguas e os saberes locais, adaptando-se às necessidades, ao potencial e às limitações de cada realidade local em função do contexto global.
Palavras-chave: saber local, globalização, educação intercultural, biodiversidade, diversidade cultural, sociedade viável.Downloads
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