A relação entre trabalho, cooperação e solidariedade na formação da Cooperativa Colonizadora Multiativa Fernheim Ltda no Chaco Paraguaio
DOI:
https://doi.org/10.4013/5286Resumo
Trabalho, cooperação e solidariedade são valores que, articulados, tornam possível a superação e a subsistência das pessoas como alternativa à exacerbada competitividade preconizada pelo modelo capitalista. O presente artigo refere-se a uma análise do caso da Cooperativa Fernheim, localizada no Chaco paraguaio, que é desértico e concentra o mínimo de população. Esta análise possibilita demonstrar como uma experiência baseada fortemente nestes três valores: trabalho, cooperação e solidariedade, pode durar ao longo do tempo e mudar a realidade de uma região.
Palavras-chave: trabalho, cooperação, solidariedade, menonitas, Chaco paraguaio.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.