Violência urbana em Novo Hamburgo: notas introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.4013/5284Resumo
O presente artigo trata da violência que assume um papel preponderante em todos os níveis da sociedade. Atualmente o tema violência vem sendo aceito como resultado de um processo que condiciona tanto a cultura como os valores sociais, econômicos e políticos. Para isso, investigam-se os dados do Rio Grande do Sul e de Novo Hamburgo, município que se caracteriza como quarto mais violento em taxas de homicídio, em 2004, do estado gaúcho. Os dados levam à conclusão de que a sociedade civil inserida nesta condição vive com insegurança e medo, e a análise esboçada aponta a importância de promover políticas públicas.
Palavras-chave: violência urbana, homicídio, segurança, políticas públicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.