Associativismo civil e movimentos sociais populares em São Paulo
Resumo
O artigo analisa os movimentos sociais em São Paulo, destacando os ocorridos entre as camadas populares. Em sua segunda parte, focaliza os movimentos pela moradia a partir do ano 2000. Parte-se do suposto que, para entender as formas de associativismo existentes na atualidade, torna-se necessário fazer um breve resgate histórico de seus antecedentes. Isto porque não só as origens de vários movimentos atuais estão no século passado mas também porque as transformações pelas quais estes movimentos passaram assim como a explicação para o surgimento de novas formas associativas e movimentalistas também estão nas últimas décadas do século XX. O procedimento metodológico adotado será o de fazer uma breve caracterização do cenário associativista em São Paulo nas últimas décadas do século XX juntamente com a listagem dos movimentos sociais ocorridos na capital naquelas décadas. As principais fontes de dados são documentos e registros dos próprios movimentos e a imprensa escrita: Folha de São Paulo e Estado de São Paulo e livros.
Palavras-chave: associativismo civil, movimento social, participação social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.