O nascimento da nação: Estado, modernização nacional e relações étnico-raciais entre o Império e o início da República
Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar a interação entre as relações étnico-raciais como relações de poder e a constituição de um modelo de soberania nacional como modo de dominação étnico-racial. A partir da análise desta interação, é possível compreender que o racismo e o autoritarismo contemporâneos não são sobrevivências pré-modernas ou coloniais, mas são resultados do modo como se deu o processo de modernização das instituições republicanas brasileiras.
Palavras-chave: relações étnico-raciais, Estado, soberania nacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.