Imigração no Brasil e na Alemanha: contextos, conceitos, convergências
Resumo
O artigo compara discursos e políticas dirigidas à “assimilação” de imigrantes no Brasil durante a chamada campanha de nacionalização varguista com os esforços de “integração” de imigrantes na Alemanha contemporânea. Para além de diferenças históricas de fundo, o autor identifica similaridades importantes nos dois contextos. Em ambos casos, os imigrantes são suspeitos de nutrir uma baixa identificação com os “valores nacionais” e o Estado busca corrigir esse suposto déficit recorrendo a medidas disciplinárias e assimilacionistas.
Palavras-chave: imigrantes, Alemanha, Brasil, valores nacionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.