Outros olhares para outras Américas: cultura visual e fotografia na América Latina pós- tradicional
DOI:
https://doi.org/10.4013/4902Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a função crítica e política do olhar fotográfico no contexto da cultura visual latino-americana. Apresentamos o olhar como um agente promotor de uma ação social dotada de sentido dialógico no âmbito da cultura visual. A documentação fotográfica, como um dos principais artefatos da cultura visual, tem o poder de proporcionar uma síntese, por meio de uma linguagem não verbal, entre o fato documentado, do recorte do real e das interpretações elaboradas sobre ele, criando, com isso, arte e realismo. Essa relação de correspondência entre representação e interpretação estará sempre sujeita às convenções culturais constituídas, mas representa uma ação social do olhar dentro de uma possível consciência visual. Procuramos argumentar que a ação social do olhar torna mais aguda a centralidade do mesmo nas dimensões da esfera pública, na qual a mudança dessa forma de representação é uma maneira de ampliar a autonomia da imagem no espaço público e de percebê-la cada vez mais como descontextualizada em relação ao seu referente.
Palavras-chave: cultura visual, fotografia, consciência visual, ação social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.