Religião e lutas identitárias por cidadania e justiça: Brasil e Argentina
DOI:
https://doi.org/10.4013/4898Resumo
Uma das novidades no cenário latino-americano é a crescente dimensão pública das disputas identitárias, as quais são conectadas às demandas, seja por cidadania e justiça ou por representação. A dimensão cultural, neste processo, aparece inextricavelmente ligada à dimensão política, tanto no sentido simbólico como no institucional. Este artigo explora um dos casos particulares de expressão deste processo: a emergência pública das religiões e sua relação com mudanças internas a sociedades latino-americanas e com os efeitos dos fluxos globais sobre a dinâmica destas sociedades. A análise, que é parte de um estudo comparativo mais amplo, em curso, trata do campo cristão em dois países da América Latina: Brasil e Argentina.
Palavras-chave: religião, identidade, cidadania, justiça.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.