Globalização e desenvolvimento regional na Tríplice Fronteira
DOI:
https://doi.org/10.4013/4896Resumo
Este trabalho problematiza as relações entre o processo de globalização e as possibilidades de desenvolvimento regional. Para tanto, discute teoricamente os conceitos de globalização, governança e paradiplomacia, observando alguns dos conflitos e algumas das contradições existentes nos debates estabelecidos entre céticos e globalistas. Não suficiente, o artigo abre espaço para considerações empíricas, ao observar o desenvolvimento socioeconômico da região conhecida como Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), explorando as relações de interdependência envolvidas e questionando as contribuições que as discussões conceituais trazem para o fortalecimento de reflexões mais fundamentadas, referentes ao crescimento local e regional.
Palavras-chave: globalização, desenvolvimento regional, governança, Tríplice Fronteira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.