Religião, ciência e transdisciplinaridade: o conhecimento afro-religioso como objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.4013/4892Resumo
Este trabalho tem por objetivo promover uma discussão sobre a relação entre os saberes científico e religioso. Seu fio condutor é a reflexão sobre as religiões de origem africana e o conhecimento produzido por estas. De forma mais específica, o estudo pretende abordar não somente as possíveis controvérsias entre o saber científico e outras formas de conhecimento, mas também as possíveis estratégias de superação dessas querelas, observando, nas implicações sociais que referem o conhecimento afro-religioso, um interessante objeto de análise. Dessa forma, o texto discute alguns aspectos das religiões de matriz africana e toma como ponto central de análise a dimensão do conhecimento produzido por essas religiões, bem como suas implicações sociais, a partir de uma abordagem reflexiva sobre os conteúdos que compõem uma cosmovisão africanista original e sua consequente adaptação à e na sociedade contemporânea. O artigo também busca aproximar esta temática à discussão relativa aos processos de conhecimento típicos da sociedade moderna, assim como verificar a possível crise de paradigma desse modelo e, finalmente, observar o surgimento de novas abordagens do conhecimento.
Palavras-chave: conhecimento afro-religioso, sociologia do conhecimento, transdisciplinaridade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.