Participação racial e de gênero nas categorias gerentes, empregados especialistas, empregados qualificados e supervisores no Brasil (1992 e 2005)
DOI:
https://doi.org/10.4013/4883Resumo
Este artigo focaliza o fato de que as mulheres brancas têm conseguido converter a sua escolaridade em posições mais vantajosas e com acesso à autoridade, mais do que as mulheres negras e, em parte, até mesmo mais do que os homens brancos e negros. Essa afirmação, considera o avanço expressivo de mulheres nas ocupações que exigem maior escolaridade e no exercício de autoridade no trabalho, ao averiguar os contornos de raça nessa configuração. Consequentemente, há repercussões na renda, o que tem mudado o perfil de gênero das categorias dos estratos médios assalariados da sociedade brasileira.
Palavras-chave: estratificação social, classe, gênero, raça.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.