A tensão entre cálculo e classificação como dinâmica da exclusão social
DOI:
https://doi.org/10.4013/4881Resumo
Como informa a lógica formal, cálculo e algoritmo são duas faces de uma mesma moeda. No entanto, o algoritmo sofre um descompasso das propriedades do cálculo quando lida com entidades irredutivelmente ontológicas, tentando sua formalização mediante a classificação. Se, por um lado, as exigências do cálculo engendram a classificação, por outro, se chocam com esta. Nas dinâmicas econômicas contemporâneas, o cálculo tende a excluir dos processos produtivos a rigidez da classificação (e os sujeitos nela envolvidos), mas promove a lógica classificatória no mercado e nos serviços públicos. Marginalizada na vida produtiva, a classificação é solicitada na vida privada e insere o indivíduo que se encontra socialmente desqualificado em um mecanismo que lhe confirma e amplifica a cada momento o valor negativo de sua condição.
Palavras-chave: desigualdade social, pobreza auto-reprodutiva, recursividade dos processos sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.