Desigualdade social, modernidade periférica e reconhecimento: a teoria social pós-crítica e o programa PROJOVEM

Autores

  • Jean Carvalho Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/372

Resumo

Este trabalho analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico. Seu objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, orientação ao mundo do trabalho e desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado, na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social cuja utilização está associada à teoria pós-crítica de Charles Taylor, Nancy Fraser e Axel Honneth. Essa abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de Políticas Públicas, particularmente, o ProJovem, cujo objetivo ressalta, por um lado, o reconhecimento simbólico por meio da ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade e, por outro lado, no reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho.

Palavras-chave: teoria crítica, reconhecimento social, juventude, política pública.

Biografia do Autor

Jean Carvalho Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba


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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos