Identidades em contraste e a “síndrome da jagunçagem”: quando o desejo pela humanidade conduz à negação de si
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.08Palavras-chave:
identidade, Alienação, Processos Identitários ContraditóriosntraditórioResumo
Este ensaio teórico se debruça sobre os antagonismos identitários vigentes para discutir pessoas que amparam em si elementos antagônicos quanto a suas identidades, como por exemplo, negros com comportamentos racistas, LGBTQIAPN+ homofóbicos e mulheres sexistas, fomentando reflexões e possibilidades. À luz da noção de sujeito genérico, humanidade/inumanidade, desejo por humanidade e colonialidade normativa e “síndrome da jagunçagem”, compreende-se esse fenômeno e sua perpetuação desde a negação de si ou alienação, na condição de sujeito, ao vívido pacto colonial nas ações governamentais vigentes no Brasil.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.