Eu sobrevivi, posso contar: narrativas de mulheres piauienses sobreviventes do feminicídio
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.3.01Palavras-chave:
Direitos Humanos das Mulheres, Violência Doméstica contra a Mulher, Piauí, Feminicídio, TentativasResumo
Neste artigo, objetivamos apresentar algumas reflexões sobre as narrativas de três mulheres que sobreviveram a situações extremas da violência de gênero no Piauí. No ano de 2021, iniciamos um estudo sobre as tentativas de feminicídio no estado, utilizando o método Narrativas de Vida, de Daniel Bertaux como procedimento e os conceitos de gênero, patriarcado, violência de gênero e feminicídio como orientação. Os resultados apontaram que o Piauí ainda está imerso em uma cultura machista e patriarcal, que outorga poder irrestrito aos homens, para atuar sobre o comportamento, corpo e vida das mulheres. As tentativas de feminicídio, investigadas no estudo, decorreram das relações patriarcais de opressão e hierarquia que naturalizam o comportamento de dominação/exploração das mulheres pelos homens e que permitem o ataque às suas integridades físicas e mentais. Nos casos analisados, as diversas e contínuas violências perpetradas pelos ex-parceiros íntimos, resultaram nas tentativas de assassinato, que aconteceram tanto em espaços privados como públicos. Esperamos que a publicização das narrativas possa contribuir para um conhecimento mais realista acerca do feminicídio no estado e para o debate em torno de políticas públicas de prevenção e reparação mais efetivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.