Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Dr. Celso Malcher e o Projeto Jovem de Futuro: um debate sobre educação tecnicista e educação emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.07Palavras-chave:
educação emancipadora, educação tecnicista, neoliberalismoResumo
O objetivo deste artigo é fazer uma análise das ações do Projeto Jovem de Futuro à luz do debate sobre as concepções de educação tecnicista e emancipadora. Desenvolvido na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Dr. Celso Malcher, sob iniciativa do Banco Itaú e Instituto Unibanco, o Projeto Jovem de Futuro tem como meta elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) via aprimoramento da escrita e da leitura, com vistas a minimizar a evasão e a reprovação escolar. Partindo desse campo empírico e com base na perspectiva segundo a qual a educação e o ensino são ações intrinsecamente políticas, este trabalho pretende responder à seguinte problematização: as práticas pedagógicas do Projeto Jovem de Futuro, especificamente na antiga Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Celso Malcher, alinham-se a quais concepções de educação? Para dar conta dessa questão, o artigo baseia-se no arcabouço teórico próprio à pedagogia crítica freiriana. Neste sentido, a análise das ações do Projeto Jovem de Futuro será realizada pela ótica dos conceitos: opressão, conscientização e emancipação. Em termos metodológicos, o estudo baseou-se numa pesquisa de campo de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como técnica de pesquisa e estudo teórico-bibliográfico. Os resultados revelam que a concepção de educação que se materializou nas ações do Projeto Jovem de Futuro foi aquela de inspiração libertadora e crítica. Ao incentivar o protagonismo dos educandos, em especial dos mais vulnerabilizados de bairros periféricos de Belém/PA, o Projeto alinhou-se à pedagogia de enfoque humanista de Paulo Freire. Nossas entrevistas ilustram como as ideias freireanas podem ser praticadas nas escolas e em comunidades carentes. O artigo conclui que a pedagogia emancipadora é peça chave que pode auxiliar na formação de jovens críticos, engajados e reflexivos, capazes de intervir no mundo social em que vivem.no mundo social em que vivem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.