Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Dr. Celso Malcher e o Projeto Jovem de Futuro: um debate sobre educação tecnicista e educação emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.07

Palavras-chave:

educação emancipadora, educação tecnicista, neoliberalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise das ações do Projeto Jovem de Futuro à luz do debate sobre as concepções de educação tecnicista e emancipadora. Desenvolvido na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Dr. Celso Malcher, sob iniciativa do Banco Itaú e Instituto Unibanco, o Projeto Jovem de Futuro tem como meta elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) via aprimoramento da escrita e da leitura, com vistas a minimizar a evasão e a reprovação escolar. Partindo desse campo empírico e com base na perspectiva segundo a qual a educação e o ensino são ações intrinsecamente políticas, este trabalho pretende responder à seguinte problematização: as práticas pedagógicas do Projeto Jovem de Futuro, especificamente na antiga Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Celso Malcher, alinham-se a quais concepções de educação? Para dar conta dessa questão, o artigo baseia-se no arcabouço teórico próprio à pedagogia crítica freiriana. Neste sentido, a análise das ações do Projeto Jovem de Futuro será realizada pela ótica dos conceitos: opressão, conscientização e emancipação. Em termos metodológicos, o estudo baseou-se numa pesquisa de campo de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como técnica de pesquisa e estudo teórico-bibliográfico. Os resultados revelam que a concepção de educação que se materializou nas ações do Projeto Jovem de Futuro foi aquela de inspiração libertadora e crítica. Ao incentivar o protagonismo dos educandos, em especial dos mais vulnerabilizados de bairros periféricos de Belém/PA, o Projeto alinhou-se à pedagogia de enfoque humanista de Paulo Freire. Nossas entrevistas ilustram como as ideias freireanas podem ser praticadas nas escolas e em comunidades carentes. O artigo conclui que a pedagogia emancipadora é peça chave que pode auxiliar na formação de jovens críticos, engajados e reflexivos, capazes de intervir no mundo social em que vivem.no mundo social em que vivem.

Biografia do Autor

Tarsila Amoras Sanches, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES).

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da UFPA

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES).

Downloads

Publicado

2023-06-17

Edição

Seção

Artigos