A vocação para ensinar Sociologia: a Sociologia de François Dubet e a escolha da licenciatura em Ciências Sociais na UERJ e UFRJ

Autores

  • Sara Esther D. Zarucki Tabac PPCIS/ UERJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.06

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Licenciatura, Sociologia, François Dubet

Resumo

Com o advento da Lei n° 11.684/08, a procura pelo curso de licenciatura em Ciências Sociais no Brasil aumentou. Compreendendo-se que a adesão da disciplina de Sociologia no ensino médio faz parte de um processo histórico de intermitências, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar as trajetórias dos egressos de dois cursos de licenciatura em Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas dezessete entrevistas com egressos dos referidos cursos. Com base na Sociologia de François Dubet, observamos haver um processo de influência de professores e familiares na trajetória acadêmica desses estudantes. Ademais, como resultado, percebemos que uma parte dos entrevistados cursaram a licenciatura em Ciências Sociais devido à facilidade de acesso ao ensino superior, e, consequentemente, a obtenção do diploma em uma universidade pública. Por fim, enfrenta-se o tema da formação de professores no Brasil apontando para a possibilidade de perceber o quão múltiplo é o processo de construção da escolha pelo curso de licenciatura em Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Sara Esther D. Zarucki Tabac, PPCIS/ UERJ

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas. Atuo principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia e Identidade Docente nas Ciências Sociais.

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Publicado

2023-06-17

Edição

Seção

Artigos