Do sonho da redução da pobreza à realidade dos baixos resultados: uma análise do Banco Mundial no Estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.06

Palavras-chave:

Pará Rural, Banco Mundial, Capacidade Estatal, Governança

Resumo

Este artigo objetiva analisar o Programa Pará Rural, especificamente o componente Investimento produtivo, à luz das teorias de governança e capacidade estatal. O alinhamento do arcabouço teórico e as especificidades do Programa estudado culminaram em um quadro de análise que aponta para a capacidade técnico-administrativa, autonomia política e a relação entre múltiplos atores como os pontos focais do estudo.  Buscou-se promover uma reflexão sobre a capacidade dos Estados em articular e implementar políticas para o meio rural, a partir de ações cofinanciadas por agências internacionais, no caso o Banco Mundial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, a partir da análise de conteúdo com o auxílio do software NVIVO. A pesquisa concluiu que, no Pará Rural, problemas relacionados a alta interferência política, somados a pouca capacidade técnica e administrativa, geraram resultados aquém do esperado. Além disso, a estrutura de governança não foi capaz de estabelecer parcerias que, de fato, promovessem o desenvolvimento e aperfeiçoassem as capacidades institucionais, políticas e técnico- administrativas. Por fim, as variações cambiais oriundas de um empréstimo em dólar tornaram a dívida aproximadamente três vezes maior do que o valor gasto com o projeto.

Biografia do Autor

Brenda Cordovil, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA da Universidade Federal do Pará. Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2016), com pesquisa na área de governança, ação coletiva e estratégia. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (2006).

Nirvia Ravena, Universidade Federal do Pará - UFPA

Cientista Social. Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPER. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - UFPA.

Tereza Cordovil, Controladoria Geral da União - CGU

Geóloga, Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União – CGU aposentada.

Downloads

Publicado

2023-12-13 — Atualizado em 2023-12-14

Versões

Edição

Seção

Artigos