Do sonho da redução da pobreza à realidade dos baixos resultados: uma análise do Banco Mundial no Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.06Palavras-chave:
Pará Rural, Banco Mundial, Capacidade Estatal, GovernançaResumo
Este artigo objetiva analisar o Programa Pará Rural, especificamente o componente Investimento produtivo, à luz das teorias de governança e capacidade estatal. O alinhamento do arcabouço teórico e as especificidades do Programa estudado culminaram em um quadro de análise que aponta para a capacidade técnico-administrativa, autonomia política e a relação entre múltiplos atores como os pontos focais do estudo. Buscou-se promover uma reflexão sobre a capacidade dos Estados em articular e implementar políticas para o meio rural, a partir de ações cofinanciadas por agências internacionais, no caso o Banco Mundial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, a partir da análise de conteúdo com o auxílio do software NVIVO. A pesquisa concluiu que, no Pará Rural, problemas relacionados a alta interferência política, somados a pouca capacidade técnica e administrativa, geraram resultados aquém do esperado. Além disso, a estrutura de governança não foi capaz de estabelecer parcerias que, de fato, promovessem o desenvolvimento e aperfeiçoassem as capacidades institucionais, políticas e técnico- administrativas. Por fim, as variações cambiais oriundas de um empréstimo em dólar tornaram a dívida aproximadamente três vezes maior do que o valor gasto com o projeto.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.