Efeitos da Covid-19 sobre as Famílias Agrícolas participantes do PNAE, em um município de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.04Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Pandemia, Estado, Política Pública, PNAEResumo
A partir da perspectiva econômica, o objetivo deste artigo é analisar os efeitos da Covid-19 na vida das famílias agrícolas de um município de pequeno porte, o caso de Coimbra/MG, que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visando compreender a dinâmica do planejamento familiar, seus efeitos e lacunas, em tempos de pandemia mundial. O PNAE é um dos programas sociais do Estado, originado tanto para fortalecer a agricultura familiar quanto promover o acesso à alimentação para estudantes do ensino básico. Metodologicamente, optou-se pela entrevista com as famílias locais responsáveis pela produção e participação da política social do PNAE, conjugada com revisão de literatura e dados secundários sobre o tema. De maneira geral, o PNAE tem conseguido apresentar respostas rápidas, com adaptações em seu arranjo institucional, possibilitando que o subsistema da agricultura familiar se mantenha, mesmo diante da crise pandêmica, em função de maior envolvimento dos membros das famílias, ações flexíveis e de solidariedade.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.