Catadores de recicláveis: contribuições para a área de desenvolvimento regional a partir de uma revisão bibliométrica e sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.03Palavras-chave:
Catadores de recicláveis, Economia circular, Inclusão socioeconômica, Desenvolvimento RegionalResumo
O artigo propõe uma revisão bibliométrica e sistemática para mapear autores, periódicos, países, temas e pesquisas com o propósito de identificar e explorar as características da literatura referente aos catadores de recicláveis e pinçar discussões teóricas para pesquisas futuras na área de Desenvolvimento Regional. Para tanto, foi realizado um mapeamento da literatura na Web of Science com análise no software VOSviewer. Os resultados apontam que o Brasil é o país com mais destaque para pesquisas envolvendo catadores. Os dados convergem para temas como a gestão de resíduos sólidos no setor informal e a saúde dos catadores. Além disso, identificou-se a existência de clusters com enfoque temático para setor informal, economia informal, cooperativas de reciclagem. As principais contribuições teóricas convergem para autores como Ferri, Chaves e Ribeiro, Moreno-Sánchez e Maldonado, Sasaki et al., Zolnikov, Gutberlet. Conclui-se que o mapeamento científico revela um interesse crescente de pesquisas envolvendo o grupo e chamando atenção de pesquisadores de diversas áreas. Ressalta-se a necessidade de ações governamentais e da sociedade civil com foco na integração formal dos catadores na gestão de resíduos sólidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.