Mérito e desigualdade: a apropriação da emancipação racial nas grandes corporações através da percepção de lideranças negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.01

Palavras-chave:

Desigualdade, Lideranças Negras, Mérito, Corporações

Resumo

Este trabalho debate a inserção e mobilidade de pessoas negras em altos cargos do mundo corporativo através da autopercepção desses indivíduos sobre suas próprias carreiras e incômodos encontrados nesse processo. O mérito é uma das principais variáveis norteadoras da perspectiva de ascensão na nova cultura capitalista. Desta forma, as mudanças no sistema produtivo e suas interferências nas relações, em conjunto com as perspectivas históricas das relações raciais, do passado até o presente, dão base para a análise do material empírico coletado por esta pesquisa. Esta investigação aponta que o discurso do novo capitalismo que absorve os indivíduos tem papel central na manutenção de desigualdades sociais e econômicas.

Biografia do Autor

Carine Lima dos Passos, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

Cientista Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF Campos). Mestre e doutoranda em Socologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Fabrício Maciel, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências Sociais pela UFJF (2012), com estadia de sanduíche na PH Freiburg, Alemanha (2011). Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade Humboldt, Berlim, Alemanha (2014-2015), pelo Programa de Pós-Doutorado no Exterior, como bolsista PROBRAL/CAPES. Desde 2016, Professor adjunto de teoria sociológica do Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, UFF, Campos dos Goytacazes/RJ. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF.

Downloads

Publicado

2023-12-13 — Atualizado em 2023-12-14

Versões

Edição

Seção

Artigos