Mérito e desigualdade: a apropriação da emancipação racial nas grandes corporações através da percepção de lideranças negras
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.2.01Palavras-chave:
Desigualdade, Lideranças Negras, Mérito, CorporaçõesResumo
Este trabalho debate a inserção e mobilidade de pessoas negras em altos cargos do mundo corporativo através da autopercepção desses indivíduos sobre suas próprias carreiras e incômodos encontrados nesse processo. O mérito é uma das principais variáveis norteadoras da perspectiva de ascensão na nova cultura capitalista. Desta forma, as mudanças no sistema produtivo e suas interferências nas relações, em conjunto com as perspectivas históricas das relações raciais, do passado até o presente, dão base para a análise do material empírico coletado por esta pesquisa. Esta investigação aponta que o discurso do novo capitalismo que absorve os indivíduos tem papel central na manutenção de desigualdades sociais e econômicas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-14 (2)
- 2023-12-13 (1)
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.