O PT Esquece e Relembra o Passado: Tensões e Distensões nas Memórias Petistas sobre o Governo João Goulart
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.1.03Palavras-chave:
Reputação, Memória, João Goulart, Partido dos TrabalhadoresResumo
O objetivo do artigo é analisar a relação do Partido dos Trabalhadores com a imagem do ex-presidente João Goulart. Através do exame de entrevistas e discursos de quadros petistas, demonstro que no momento de surgimento do Novo Sindicalismo, movimento operário do qual nasce o PT, a figura de Goulart era fortemente associada ao peleguismo e à imagem do político populista. Porém, argumento que nos últimos anos, essa memória vem sofrendo mudanças e Jango passa a ser visto de maneira mais positiva entre os políticos que fazem parte dos quadros do PT, culminando na experiência vivenciada pelo partido durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, chamado por eles de golpe, assemelhando então o evento ao golpe que derrubou Goulart. Nesse sentido, trabalho também com o conceito de trajetória reputacional, mostrando como a reputação política do ex-presidente mudou ao longo dos últimos anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.