Para Além dos Movimentos Sociais: reflexões sobre a literatura brasileira da década de 2010

Autores

  • Matheus Mazzilli Pereira Centro de Estudos da Metrópole
  • Marcelo Kunrath Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2022.58.1.02

Palavras-chave:

movimentos sociais, confrontos políticos, sociologia relacional

Resumo

Esse artigo tem por objetivo desenvolver uma análise crítica da literatura brasileira sobre movimentos sociais produzida na última década. Para isso, realizamos uma revisão sistemática dos artigos apresentados no grupo de trabalho (GT) sobre esse tema nos Encontros Anuais da Anpocs entre 2014 e 2018 e publicados nos anais desses eventos. Os resultados indicam que, a partir do diálogo crítico com a tradição do processo político, os trabalhos apresentados nesse GT adaptaram e construíram modelos teórico-conceituais capazes de fundamentar análises inovadoras e transversais a diversos movimentos sociais. Contudo, os artigos tenderam a reproduzir um viés “movimentocêntrico” em seus recortes de pesquisa e a promessa de promoção de um “olhar relacional” se limitou, em grande medida, à análise das relações entre movimentos sociais e instituições políticas. Diante desses limites, argumentamos ser benéfica à literatura a efetiva incorporação do deslocamento analítico dos movimentos sociais para os conflitos proposto pela abordagem da contentious politics, possibilitando que nossas análises se ampliem para além dos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Matheus Mazzilli Pereira, Centro de Estudos da Metrópole

Pós-doutorando no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo no 2020/14910-2) (As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem a visão da FAPESP); pesquisador do grupo de pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS).

Marcelo Kunrath Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular do departamento de sociologia da UFRGS; coordenador do grupo de pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos