A questão nacional e a revolução brasileira em Nelson Werneck Sodré: contextualização e evolução
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.3.08Palavras-chave:
História das Ideias, História da Historiografia, Historiografia Brasileira, Questão Nacional, Nacionalismo, Revolução Brasileira, Nelson Werneck Sodré, História do BrasilResumo
O artigo discute os problemas conexos da chamada questão nacional e da revolução brasileira na obra de Nelson Werneck Sodré à luz de alguns de seus críticos, propondo uma periodização que reflita melhor as mudanças de seu enfoque ao longo do tempo. Busca-se mostrar como a abordagem do autor evoluiu à luz das transformações da história do Brasil, mediante uma leitura de seus trabalhos que mescla o método da contextualização histórica e o da evolução diacrônica. A hipótese que se busca demonstrar é a de que a questão nacional evolui na obra do autor ao longo de três etapas; além de um primeiro período pré-marxista, o segundo seria referente ao chamado nacionalismo de tipo etapista e o terceiro referente à dependência. Concluímos que, diferentemente do que certa literatura crítica afirma, a abordagem de Sodré não pode ser considerada como estática e desvinculada das mudanças históricas pelas quais passou o Brasil, antes refletindo-a.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.