A questão nacional e a revolução brasileira em Nelson Werneck Sodré: contextualização e evolução

Autores

  • Vitor Eduardo Schincariol UFABC

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.3.08

Palavras-chave:

História das Ideias, História da Historiografia, Historiografia Brasileira, Questão Nacional, Nacionalismo, Revolução Brasileira, Nelson Werneck Sodré, História do Brasil

Resumo

O artigo discute os problemas conexos da chamada questão nacional e da revolução brasileira na obra de Nelson Werneck Sodré à luz de alguns de seus críticos, propondo uma periodização que reflita melhor as mudanças de seu enfoque ao longo do tempo. Busca-se mostrar como a abordagem do autor evoluiu à luz das transformações da história do Brasil, mediante uma leitura de seus trabalhos que mescla o método da contextualização histórica e o da evolução diacrônica. A hipótese que se busca demonstrar é a de que a questão nacional evolui na obra do autor ao longo de três etapas; além de um primeiro período pré-marxista, o segundo seria referente ao chamado nacionalismo de tipo etapista e o terceiro referente à dependência. Concluímos que, diferentemente do que certa literatura crítica afirma, a abordagem de Sodré não pode ser considerada como estática e desvinculada das mudanças históricas pelas quais passou o Brasil, antes refletindo-a.

Biografia do Autor

Vitor Eduardo Schincariol, UFABC

Professor Associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2022-03-25