Psicologia Social e comunicação publicitária: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.4013/229Resumo
Neste artigo, destaca-se a centralidade da comunicação como objeto da Psicologia Social. O foco do estudo reside na análise das práticas da comunicação publicitária, a partir da exposição de alguns modelos de seu funcionamento. Inicialmente, explicita-se o modo como opera a propaganda subliminar e, a seguir, analisa-se o modelo das propagandas baseadas no mito (conotação), destacando-se a especificidade das comunicações publicitárias. Ao longo do texto discute-se o modus operandi e analisam-se as práticas comunicativas, incluindo a dimensão da ética, que havia sido colocada em segundo plano
pelo projeto científico da modernidade. A ética é abordada na relação com a consciência. Por fim, sugere-se que uma análise crítica da comunicação, na perspectiva da Psicologia Social, não pode prescindir da dimensão da ética e sua relação com a consciência.
Palavras-chave: Psicologia Social, comunicação, Semiótica, propaganda, ética.
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