Psicologia Social e comunicação publicitária: uma análise crítica

Autores

  • Denise Amon
  • Pedrinho Arcides Guareschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriane Roso Universidade Federal de Santa Maria
  • Marília Veronese Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/229

Resumo

Neste artigo, destaca-se a centralidade da comunicação como objeto da Psicologia Social. O foco do estudo reside na análise das práticas da comunicação publicitária, a partir da exposição de alguns modelos de seu funcionamento. Inicialmente, explicita-se o modo como opera a propaganda subliminar e, a seguir, analisa-se o modelo das propagandas baseadas no mito (conotação), destacando-se a especificidade das comunicações publicitárias. Ao longo do texto discute-se o modus operandi e analisam-se as práticas comunicativas, incluindo a dimensão da ética, que havia sido colocada em segundo plano
pelo projeto científico da modernidade. A ética é abordada na relação com a consciência. Por fim, sugere-se que uma análise crítica da comunicação, na perspectiva da Psicologia Social, não pode prescindir da dimensão da ética e sua relação com a consciência.

Palavras-chave: Psicologia Social, comunicação, Semiótica, propaganda, ética.

Biografia do Autor

Denise Amon

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Marketing e Propaganda pela New York University (1990), estudos em Semiótica pela New School for Social Research (1989-90), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é pesquisadora independente. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, comunicação, semiótica, metodologia de pesquisa, microanálise, alimentação e cultura, pesquisa de mercado. Integra o grupo de pesquisa e estudo Encontros em Psicologia Social Crítica: Reflexões Dialógicas, coordenado pelo professor Dr. Pedrinho Arcides Guareschi.

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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos