Noções de magia na Teoria da Religião de Roodney Stark e William Sims Bainbridge
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.2.08Palavras-chave:
Magia, Religião, Teoria da Escolha RacionalResumo
Inserida na Teoria da Escolha Racional, Uma Teoria da Religião, dos sociólogos Rodney Stark e William Sims Bainbridge, representa um esforço teórico significativo na sociologia da religião contemporânea. É possível que ela também seja uma boa opção analítica para entender aspectos gerais da magia, já que, ao longo de Uma Teoria da Religião, Stark e Bainbridge fornecem formulações extensivas sobre o tema, possibilitando – com a devida sistematização – um conjunto de enunciados com certa autonomia. Dessa forma, este artigo busca sistematizar e realizar uma análise crítica das noções de magia Stark e Bainbridge em Uma Teoria da Religião. Espera-se que este trabalho de sistematização facilite a compreensão e eventual uso dessas noções por pesquisadores acadêmicos de magia, área de pesquisa com escassos trabalhos de âmbito puramente teórico a partir da segunda metade do século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.