A presença de mulheres imigrantes e refugiadas no estado do Paraná: caracterização do fenômeno recente e elaboração de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.2.07

Palavras-chave:

Migrações internacionais, migração feminina, registros administrativos, estatísticas oficiais, políticas públicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a presença das mulheres imigrantes e refugiadas, no período recente, no estado do Paraná, articulada à análise do panorama das políticas migratórias e para mulheres, existentes em âmbito municipal. Em termos teóricos, considera-se a perspectiva da complexidade das migrações internacionais contemporâneas, a articulação entre migrações internacionais e gênero e os desafios na elaboração de políticas migratórias, em âmbito municipal. Em termos empíricos, são analisados os registros administrativos do Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA), da Polícia Federal, e os microdados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), realizada pelo IBGE. O recorte espacial compreende microrregiões e municípios do estado do Paraná e o recorte temporal compreende o período 2010-2019. Busca-se contribuir para o debate teórico no campo dos estudos migratórios e reforçar a importância da sistematização e disponibilização de informações sobre as migrações internacionais contemporâneas e a elaboração de políticas públicas.

Biografia do Autor

Cláudia Siqueira Baltar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutora em Demografia pelo NEPO/UNICAMP (2020), Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Mestre em Ciência Política também pela Universidade Estadual de Campinas.

Docente do Departamento de Ciências Sociais / Universidade Estadual de Londrina; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UEL)

Líder do Grupo de Pesquisa Obervatório de Populações e Políticas Públicas (CNPq) e Coordenadora do Observatório das Migrações de Londrina (UEL)



Rosana Baeninger, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre-Docente aposentada, professora colaboradora no Núcleo de Estudos de População
“Elza Berquó”, da Universidade Estadual de Campinas – Nepo/Unicamp.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos