Resistências quilombolas amazonenses: identidades e manifestações folkcomunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.03Palavras-chave:
quilombolas, identidade, territórios, FolkcomunicaçãoResumo
A afirmação de identidades quilombolas têm sido crescente nos últimos anos no Estado do Amazonas e as lutas por reconhecimento pelas comunidades negras são veiculadas através de suas manifestações folkcomunicacionais. O estudo trata a Folkcomunicação das comunidades de remanescentes quilombolas amazonenses, mostrando as resistências e identidades envolvidas em suas manifestações folk. Utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre os quilombos reconhecidos e ensaios etnográficos em territórios tradicionais do Rio Andirá, Barreirinha, Estado do Amazonas. Entende-se que a cultura e a identidade negra no Amazonas foram silenciadas e marginalizadas durante muito tempo na história oficial e que o estudo da luta dos remanescentes de quilombos, através de seus processos folkcomunicacionais apresenta um olhar mais sensível sobre a identidade cultural dos amazonenses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.