Cartografia das controvérsias em torno do termo ‘comuna vírus’ no YouTube: contrastes com a Política Externa de Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.1.09Palavras-chave:
Desinformação, Política Externa, COVID-19, Opinião pública, Redes sociaisResumo
Por meio da linguagem Python, foram coletados os resultados da pesquisa sobre o termo “Comuna Vírus” na plataforma YouTube. A partir destes dados, o artigo tem como objetivo cartografar as controvérsias em torno do termo e demonstrar as consonâncias entre os conteúdos na plataforma e a política externa do governo Bolsonaro. Aliado à análise de conteúdo e à análise de similitude, encontramos duas grandes comunidades discursivas que se antagonizam dentro do corpus. Uma é formada pelos discursos ao redor da ideia de Brasil enquanto nação, pátria a ser protegida, e/ou território em disputa. E uma outra, caracterizada por uma tríade que é, ao mesmo tempo, uma ameaça sino-comunista e patogênica, a qual gera infecção viral e política. Assim, desde ambas grandes comunidades discursivas, reconstruímos seus percursos até à macro política, contrastando nossos resultados com as mais recentes análises da política externa do governo Bolsonaro, compreendendo a atuação exterior deste como dinâmica que visa agradar a opinião pública, em especial suas bases reacionárias, mantendo seu contínuo movimento de formação de grupo apoiador do governo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.