Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/170Resumo
O consumo e a cidadania são entendidos como pertencentes a campos distintos e, por muito tempo, foram teorizados separadamente. Nos casos em que foram abordados conjuntamente, mesmo em diferentes perspectivas teóricas, as relações entre consumo e cidadania enfatizadas foram as de oposição, antagonismo e mútua exclusão. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é explorar a relação entre consumo e cidadania, a partir de outros ângulos. O argumento principal desenvolvido é que se trata de uma relação multifacetada, e, portanto, mais complexa que a demonstrada nos estudos desenvolvidos até o momento. Para discutir esse argumento, são retomados momentos-chave da formação da cultura do consumo e dos movimentos sociais de defesa do consumidor. Analisa-se também uma tendência que ganha corpo a partir de fins do século XX: a da convergência entre diversos tipos de ativismo político, entre os quais se insere o do consumidor. Os resultados alcançados são evidências colhidas em uma pesquisa comparativa sobre a história da proteção do consumidor, realizada em 1994 e atualizada recentemente.
Palavras-chave: cultura do consumo, cidadania, defesa do consumidor, novos movimentos sociais, identidade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.